Batizada a partir da maior estrela da constelação de Orion - com 35 vezes o tamanho do nosso Sol - a banda RYGEL faz jus ao peso que este nome carrega. A banda foi formada no ano de 2000 na cidade de Santos, São Paulo, e chega aos seus 23 anos de existência com os membros Wanderson Barreto (vocal/guitarra), Matheus Manhães (baixo/clean vocal), Pedro Colangelo (bateria) e Tiago Cesana (guitarra) expandindo o legado da banda, que atualmente possui uma rica discografia com 4 álbuns, 1 EP e 6 singles lançados em todos estes anos.

Por detrás de todas as formações que o RYGEL já possuiu, Wanderson Barreto é o fator comum que esteve presente em todas elas, acompanhando a banda desde de sua criação até atualmente. Foi com ele que a banda lançou seu primeiro EP “A Long Way To...”, em 2004, com a produção de Wanderson e do produtor Rodrigo Alves no RA Studios, em Santos. Mesmo com apenas 6 faixas, o EP foi responsável por uma notória repercussão na mídia especializada, já premeditando o potencial que a banda já possuía.

Em 2009, foi lançado o primeiro full-length da banda: “Realities... Life As It Is”. O álbum conta com 11 músicas - com destaques para “Slave Of Time” e “When I Am Blind” - e conta novamente com o produtor Rodrigo Alves auxiliando na produção juntamente com Wanderson. Este trabalho definitivamente inseriu o nome da banda no circuito do metal brasileiro, fazendo com que, mesmo em seu álbum de estreia, o RYGEL já figurasse nos festivais Araraquara Rock, de 2010 - contando com uma audiência de 6.000 pessoas - e Beholder Fest, de 2011 - contando com um público de 10.000 pessoas.

Inspirado pela atmosfera enigmática que o cabalístico ano de 2012 trazia - o suposto fim do mundo -, o RYGEL lança o álbum “Imminent”, que foi gravado no Mr. Som Studio, em SP, por Marcello Pompeu e Heros Trench. Por mais que siga o estilo do seu antecessor, o “Imminent” surpreende pelos flertes com uma sonoridade mais agressiva, muito bem representada pela faixa de abertura, “End Of Days”. Além disso, o álbum foi marcado por ser o primeiro da banda a ser lançado com um selo nacional e um selo internacional.

No entanto, após o lançamento de seu segundo álbum, o RYGEL se encontrou em um momento em que era necessário se reinventar e se renovar por conta da grande mudança de formação que a banda teve que passar. Foi neste ponto que o baterista Pedro Colangelo se integra à banda e Wanderson - que até então possuía função única de guitarrista - decide assumir também os vocais da banda para seus novos trabalhos.

O primeiro trabalho após esta transição foi no ano de 2014, em que o RYGEL fez parte do tributo brasileiro oficial à banda Helloween com sua versão para “Before The War”, que chamou atenção principalmente por ser uma das únicas músicas do tributo em que arranjos originais foram criados. No ano seguinte, o RYGEL e as demais bandas brasileiras que figuraram no tributo foram eternizados na biografia oficial do próprio Helloween com uma grande menção à esta coletânea.

Em 2015, é lançado o terceiro álbum da banda, "Revolution”, gravado no Lamparina Studio, em SP, por Tiago Hóspede. O "Revolution" foi definitivamente um marco nahistória da banda por conta de uma nítida evolução no som do RYGEL e como a banda lidou bem com a necessidade de se reinventar. Embora mantivesse as raízes da banda, a caracterização do som foi marcada por uma junção única do legado do metal tradicional com a ousadia do metal moderno, expressa principalmente por “Arisen". O lançamento oficial do “Revolution" se deu num show conjunto com o Cavalera Conspiracy, em Santos, e foi um álbum muito bem recebido pela crítica especializada.

Já o ano de 2018 é marcado pelo ingresso do baixista Matheus Manhães ao RYGEL com o lançamento do disco “Darkened”. Gravado no Dharma Studios por Rodrigo Oliveira, o “Darkened" pode ser tido como a consolidação da nova sonoridade do RYGEL que estava a ser construída no “Revolution”: cadenciosa, pesada e atual. O disco não teve apenas destaque na mídia especializada como na própria mídia mainstream devido ao destaque que o clipe da faixa-título estava a ter. A turnê de promoção do “Darkened" foi notável por conta da participação do RYGEL na chamada “Warriors Tour”, acompanhando em uma tour pelo sudeste brasileiro as bandas Korzus, Armored Dawn e Noturnall.

A mais recente fase do RYGEL contempla o lançamento dos singles “Nothing More”, “The Ungrateful One”, “Wasting Time”, “A Blessing in Disguise”, “The Struggle” e "Living With My Fears". Estas cinco faixas - gravadas também no Dharma Studios -, que começaram a ser lançadas em Outubro de 2020, definitivamente mostram um RYGEL extremamente maduro e alinhado com o que existe de mais recente na cena do metal mundial, mas sem nunca abandonar a essência que consagra a banda desde seus primórdios.